Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 09h23

Aeroportos franceses voltam à normalidade após greve de controladores

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

Os aeroportos da França retomaram nesta quinta-feira a normalidade após a conclusão nesta manhã da greve de controladores aéreos, que provocou inúmeras perturbações e cancelamentos durante toda a quarta-feira.

"O tráfego voltou à normalidade" desde começo da manhã, afirmou à agência Efe um porta-voz da DGAC (Direção Geral da Aviação Civil francesa).

O protesto finalizou entre às 5h e às 7h da manhã no horário local (0h e 2h de Brasília), após o revezamento das últimas equipes de controladores aéreos que acabaram a mobilização.

Durante a greve, apenas operaram 50% dos voos programados no aeroporto de Orly, o segundo mais importante de Paris, enquanto no de Roissy Charles de Gaulle, o mais ativo do país, o percentual de cancelamentos foi de 10%.

Outros aeroportos como os de Toulouse, Beauvais, Marseille, Nice, Lyon e Bordeaux também sofreram as consequências da terceira greve neste ano dos controladores aéreos franceses contra da reorganização do espaço aéreo reunificado na União Europeia.

Convocada por sindicatos minoritários, a paralisação ocorreu dentro das normas previstas pela Aviação Civil.

FUSÃO

A fusão do controle aéreo europeu prevê o reagrupamento dos países da UE (União Europeia) em nove blocos e deve entrar em vigor, no mais tardar, em 2012. O objetivo é racionalizar e tornar mais eficaz o controle aéreo, como parte do projeto de "céu único europeu".

A França fará parte do grupo batizado Fabec (Functional Airspace Block Europe Central), ao lado de Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, por onde circula 55% do tráfego aéreo europeu e que deverá ter um aumento dos voos de seis milhões, em 2008, para oito milhões, em 2018.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página