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29/07/2010 - 09h35

Ford e Peugeot investem no mercado de locação

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CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Ao menos duas montadoras estão disputando de forma mais acirrada para ampliar seus negócios no mercado de locação de veículos no país: Ford e Peugeot.
Há cerca de 15 dias, a Ford fechou contrato com a Localiza, uma das maiores empresas do setor, para a venda de 6.000 veículos.

Desse total, 4.000 são modelos da linha Fiesta. Os demais são modelos EcoSport, Focus, Fusion e Ranger.
A Peugeot fez recentemente parceria comercial com a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) para que a entidade ofereça às empresas associadas carros com melhores preços.

O mercado de locação faturou no ano passado R$ 4,37 bilhões, o que correspondeu a 9,5% a mais sobre o resultado de 2008. Até dezembro de 2009, a frota do setor era de 363.456 carros.

A Ford detém 3,92% de participação nesse mercado de locação, que é liderado por Volkswagen (29,52%), Fiat (27,32%) e GM (23,74%), segundo dados da associação das locadoras.

"É a primeira vez que fechamos um contrato desse porte. Até então havia contratos pontuais, com fornecimento de 100 a 200 carros por acordo", diz Oswaldo Jardim, gerente nacional de vendas da Ford.
Após o acordo com a Localiza, a montadora prevê ampliar sua participação no mercado de locação para 11%, mesmo percentual que a Ford tem nas vendas feitas no varejo.

Segundo Jardim, a ampliação dos negócios no mercado de locação foi possível após a montadora ampliar sua capacidade de produção de motores na fábrica de Taubaté, no interior de SP. Nessa unidade, a empresa investiu R$ 600 milhões. "Nosso maior gargalo era a fabricação de motores", diz o gerente de vendas da Ford.

Para Paulo Gaba, presidente da Abla, a montadora quer recuperar mercado. "Fora do Brasil, a Ford detém participação que chega a 12% no setor de locação, como no caso da Alemanha, por exemplo", diz. "Agora, quer ser mais competitiva no mercado nacional."

A Peugeot também quer disputar mais espaço nesse mercado , segundo informou o departamento de vendas diretas da montadora.
O número de carros disponibilizado no acordo com a Abla não foi informado, mas deve superar mil unidades, segundo a Folha apurou. Os modelos são variados.

 

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