Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 18h21

Teles americanas se unem para transformar celular em cartão de crédito

Publicidade

DA EFE, EM NOVA YORK

A AT&T, a Verizon e a T-Mobile, três das principais operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos, estudam lançar uma aliança estratégica para desenvolver um sistema que permitirá utilizar os telefones celulares como cartões de crédito ou débito, informou hoje o "Wall Street Journal".

As três companhias estão analisando a possibilidade de se unir, com a ajuda do banco Barclays e da Discover Financial Services, para criar um sistema comum que permitirá a implantação nos EUA do uso dos telefones celulares como a nova modalidade de pagamento.

O sistema, já implantado em países como Japão e Coreia do Sul, permite aos usuários utilizar seus celulares como se fossem cartões de crédito ou de débito, para realizar pagamentos em todo o tipo de estabelecimento, onde o telefone celular deve ser passado em frente a um terminal de pagamento.

A AT&T, distribuidora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos, sua rival Verizon e a T-Mobile darão início aos testes do sistema em várias cidades do país neste trimestre, segundo o jornal nova-iorquino, que assegura que, se os teste forem satisfatórios, o sistema poderia ser desenvolvido até o final do ano.

No entanto, o jornal alerta que uma das "ameaças" que a iniciativa representa é, além da necessidade de melhorar os sistemas para evitar fraudes, "a vantagem que a Apple obteria, que poderia transformar seu iPhone e o iTunes em uma grande plataforma de pagamentos".

A iniciativa, segundo o jornal, também representa um desafio para a Visa e a MasterCard, que poderiam ter boa parte de seus negócios afetada pelas operadoras

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página