Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 13h26

PF prende três auditores da Receita acusados de liberar produtos piratas

Publicidade

DO RIO

A Polícia Federal prendeu no Rio nesta quarta-feira três auditores da Receita Federal, dois empresários, dois despachantes e um guarda portuário acusados de pertencer a quadrilha que permitia a distribuição no país de produtos contrabandeados ou trazidos ilegalmente (descaminho) da China.

A Operação Poseidon chegou a pedir também a prisão de um policial federal que, com outras pessoas, escoltaria caminhões carregados com mercadorias. O pedido, porém, foi negado pela Justiça. Os nomes dos presos não foram divulgados.

O esquema, segundo a PF, funcionava a partir do porto do Itaguaí, no Rio, onde chegavam os produtos chineses.

Auditores da Receita, segundo a PF, recebiam propina para liberar mercadorias trazidas ao Brasil sem pagamento de impostos devidos.

Em outra frente, produtos piratas apreendidos e que deveriam ser destruídos eram desviados dos depósitos da Receita pela quadrilha.

Durante as investigações, em fevereiro, foram apreendidos no porto de Itaguaí cinco contêineres com 126 toneladas de mercadoria avaliadas em US$ 3 milhões. Os policiais também apreenderam R$ 170 mil que seria pago pela liberação de um contêiner.

O destinado dos produtos ilegais era o Rio de Janeiro e São Paulo. A PF continua nas investigações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página