Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2010 - 17h16

China e Grécia pedem coordenação em políticas macroeconômicas

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

Os países do mundo precisam coordenar suas políticas econômicas para que a recuperação mundial tenha uma base firme, disseram o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e seu colega grego, George Papandreou, em comunicado conjunto.

"A economia global mostra sinais de uma recuperação gradativa, mas muitas incertezas persistem", disseram os dois líderes em comunicado divulgado neste sábado pelo gabinete de Papandreou, após reunião dos dois líderes em Atenas.

"Para esse fim, é necessário que cada país fortaleça a coordenação de suas políticas macroeconômicas para que a economia mundial se recupere por completo", disse o comunicado.

A China apoiou os esforços da União Europeia (UE) de aumentar a supervisão das agências de classificação de risco e estabelecer uma agência europeia independente.

"A China apoia os incentivos dos líderes dos membros da UE para fortalecer a supervisão e publicar informações sobre agências de classificação, além da criação de uma agência de classificação europeu independente", disse o comunicado.

A China e a Grécia também expressaram sua oposição ao protecionismo comercial.

"Promover as negociações sobre comércio em Doha é uma medida essencial para abrir a economia mundial e fortalecer o crescimento," acrescentou o documento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página