Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 14h49

Gigante da informática Apple vai ter ações negociadas no Brasil a partir do dia 5

Publicidade

DE SÃO PAULO

A gigante de informática Apple vai ter ações negociadas no Brasil, por meio do lançamento de BDRs, que são certificados de ações estrangeiras negociados no mercado brasileiro. No entanto, somente instituições financeiras, fundos de investimentos e administradores de carteira estão habilitados a negociar com os papéis.

Essa restrição se deve porque os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) da fabricante do Ipod e do Iphone serão negociados no chamado "mercado de balcão", menos regulamentado que a tradicional Bolsa de Valores e que, pelas regras das autoridades brasileiros, exige maior especialização dos investidores.

O pedido para a negociação desses papéis já foi aprovado na CVM (órgão que fiscaliza o mercado de capitais brasileiro). Os papéis devem estar disponíveis para negociação a partir do dia 5, segundo informações do grupo alemão Deutsche Bank, que será a instituição depositária desses ativos. Nos termos da documentação publicada hoje pela CVM, uma ação ordinária da Apple, negociada na Bolsa americana Nasdaq, vai ser equivalente a dez BDRs negociados no mercado de balcão brasileiro.

Como ressalta o próprio banco alemão no documento protocolado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), "não existe um mercado público ativo para os BDRs", acrescentando que "não é possível prever até ponto o interesse dos investidores nos BDRs levará ao desenvolvimento de um mercado ativo para a negociação dos BDRs no mercado de balcão organizado".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página