Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 17h59

Rússia aprova programa de privatização de US$ 60 bilhões em 5 anos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MOSCOU

O governo russo aprovou um programa de privatizações de 42 bilhões de euros (US$ 60 bilhões) em cinco anos, no qual figuram o grupo petroleiro Rosneft, o banco semiestatal Sberbank e outras empresas importantes, anunciou nesta quarta-feira o vice-primeiro-ministro Igor Chouvalov.

"Graças ao programa de privatizações, o governo poderá receber 1,8 bilhão de rublos [42 bilhões de euros]", declarou Chouvalov, citado pela agência Itar-Tass. "No total, a lista compreende um conjunto de 900 empresas", muitas consideradas estratégicas, e ainda deve ser aprovada pelo presidente Dmitri Medvedev.

No programa de privatizações figuram, além do primeiro grupo de petróleo Rosneft, o banco semipúblico Sberbank, o banco estatal VTB, segundo do país em ativos e a sociedade de estradas de ferro russa RJD.

Em relação ao grupo Rosneft, o governo russo está preparado para vender 15% das ações em cinco anos, ficando de fora de seu controle, que exige 50% mais uma ação, após 2015, segundo o vice-primeiro-ministro.

Em relação à RJD, Moscou prevê, entre 2013 e 2015, vender 25% das ações no mercado; e sobre o Sberbank, reduzir a participação do BCR (banco central russo) entre 2011 e 2014, informou Chouvalov, sem divulgar mais detalhes sobre o pacote de ações colocado à venda.

Chouvalov também confirmou a vontade do governo de vender 10% dos ativos que mantém no banco VTB em 2010, de outros 10% em 2011 e de uma outra parte de entre 10% e 15%, em 2012.

No final de julho, as autoridades russas haviam anunciado uma lista de empresas públicas ou semipúblicas que deveriam ser vendidas parcialmente entre 2011 e 2013.

Esta nova onda de privatizações, a maior desde os anos 90, tem como objetivo contribuir para modernizar o país e reduzir o deficit fiscal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página