Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 18h57

Para jornalista, veículos chineses pecam em qualidade; leia íntegra do bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O editor-assistente do caderno Veículos da Folha, Fabiano Severo, participou de um bate-papo nesta quinta-feira (28), sobre o Salão do Automóvel em São Paulo. Entre os temas discutidos, falou sobre a preocupação com o meio ambiente por parte dos fabricantes, e o aumento da presença das marcas chinesas, destaques do Salão deste ano. Embora baratos, o jornalista acredita que os modelos chineses ainda "pecam muito em qualidade de construção".

A 26º edição do Salão vai até o próximo dia 7 de novembro no Anhembi, na zona norte da capital.

Arquivo pessoal
Fabiano Severo é editor-assistente do caderno Veículos da *Folha*
Jornalista Fabiano Severo é editor-assistente do caderno Veículos da Folha de S.Paulo

Participaram do chat 117 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:01:27) Edu: Olá Fabiano, gostaria de saber sua opinião sobre as novidades das marcas chinesas no salão. Abraço

(05:03:02) Fabiano Severo: Há nove marcas chinesas no salão. A maioria quer entrar no segmento de entrada, para concorrer com Uno, Gol etc. Só que ainda pecam muito em qualidade de construção. A JAC, um pouco mais cara, está um pouco melhor.

(05:03:15) Dan: No último Salão havia uma grande preocupação com o meio-ambiente. Qual o tema principal desta edição?

(05:04:33) Fabiano Severo: O meio ambiente ainda está em alta, com vários híbridos e elétricos. Mas, para mim, é o salão "8 ou 80". Os destaques são marcas chinesas baratas ou supercarros de até R$ 8 milhões.

(05:05:02) Marcelo: O Audi R8 tá demais! Vc consegue achar algum defeito nele? pq eu não consegui! abraçoo

(05:06:31) Fabiano Severo: Defeito? Bom, alguns vão dizer que a cor branca é para taxista... Bricandeiras à parte, o carro é, de fato, incrível! Mas é difícil convencer alguém com R$ 700 mil a não comprar um Porsche 911 Turbo.

(05:06:50) Rico: Essa coisa de carro-conceito acaba virando realidade ou não?

(05:08:17) Fabiano Severo: Depende. Há carros-conceito, como o Aveo RS, que estão quase prontos. Outros, como o Fiat Mio, é apenas um estudo de futurologia.

(05:08:34) MARCOS_RJ: NA SUA OPINIÃO OS CARROS HIBRIDOS ESTÃO E MAIS NÚMERO ESE ANO NO SALÃO?

(05:10:37) Fabiano Severo: Sem dúvida. Há dois anos, os híbridos vinham a passeio. Hoje serão lançados. O problema é que, sem incentivo do governo, o preço fica muito alto. O Fusion Hybrid, por exemplo, custará R$ 134 mil, quase R$ 50 mil a mais que o Fusion SEL 2.5.

(05:10:53) heloisa cam: qual é o carro mais caro da feira??

(05:13:20) Fabiano Severo: Na verdade, o mais caro é o Pagani Zonda R (R$ 10 milhões). Mas é um carro para pista. Já o Bugatti Veyron custa R$ 8 milhões e pode rodar na rua... resta saber qual!

(05:13:41) costa: as montadoras chinesas conseguirão preços competitivos também no mercado brasileiro?

(05:15:14) Fabiano Severo: Sim. Aliás, o Chery QQ será o carro mais barato do Brasil, por R$ 22,9 mil. Mas precisam melhorar a qualidade de construção e aumentar a rede de concessionários no país.

(05:15:23) Lucas: somente os impostos explicam o preço de nossos carros ou tem mais fatores?

(05:17:58) Fabiano Severo: Há muitos fatores. Os impostos são realmente absurdos, mas temos um mercado em forte crescimento. Se há demanda, os preços sobem. É simples! Nos EUA, os preços são baixos também porque o mercado está estagnado há mais de 10 anos... Mesmo antes da crise econômica, não vendiam mais de 15 milhões de carros por ano há anos.

(05:18:12) Angel: Apresentaram o Tucson flex???

(05:19:47) Fabiano Severo: Ainda não. Mas adiantaram que o ix35 será montado no Brasil em 2011 (e já com motor flex). O Tuscon flex também chega no ano que vem.

(05:19:58) marcos: Fabiano, qual modelo, na sua opinião, não podemos deixar de ver no salão?

(05:22:19) Fabiano Severo: Os esportivos são sempre incríveis. Há Ferrari 599 GTO, Porsche GT2 RS, Bugatti Veyron, Koenigsegg CCXR... Mas não deixe de ver o Vorax, nosso primeiro superesportivo nacional, a ser lançado em 2012.

(05:23:06) evandro: cara, curti muito o novo Focus, oq achou?

(05:24:55) Fabiano Severo: Dos hatch médios, é o melhor! Só falta avisar aos brasileiros... Em 2011, chega a nova geração, já como parte de uma estratégia global da Ford.

(05:25:16) junior: severo oq vc axa do novo golf que vai ser lansado aqui no brasil em 2011 pra muitos e lansamento so q e o golf q e vendido na europa?

(05:27:06) Fabiano Severo: Virá para cá a sétima geração do Golf. Se a VW mantiver os motores com turbo e injeção direta de gasolina, vai desbancar qualquer i30 e Focus.

(05:27:20) MARCOS_RJ: VOCÊ ACHA QUE AS MONTADORAS ESTÃO MAIS PREOCUPADAS COM A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO COM OS CELULARES E I-PHONE E OUTROS?

(05:29:13) Fabiano Severo: Sem dúvida. Mas ainda é caro colocar entrada para USB, Bluetooth e outros. Por isso, são itens que só vemos nos compactos "premium" ou médios.

(05:29:29) Gustavo: Como você avalia a idéia da Fiat de fazer um carro composto por sugestões dos internautas?

(05:31:37) Fabiano Severo: A ideia é ótima. Resta saber se irá sair do papel. Na minha opinião, a Fiat é a que melhor entende o consumidor brasileiro. Daí a liderança de vendas. Se falarmos na Alemanha ou nos EUA que a Fiat é líder no Brasil, eles dão risada, não acreditam!

(05:32:04) Rodrigo: O que você achou do novo Bravo, ficou bom suficiente pra desbancar carros como I30 e Ford Focus?

(05:33:31) Fabiano Severo: Quem anda no Bravo diz que é ótimo. Mas ele chegou tarde ao Brasil. Deveria ter sido lançado aqui há dois anos, mas a crise jogou um balde de água fria nos planos da Fiat.

(05:33:48) Rodrigo: Você tem idéia do valor de lançamento do Fiat Bravo Tjet??

(05:35:18) Fabiano Severo: A Fiat vai divulgar no mês que vem. Acho que não será menos de R$ 75 mil. O Punto T-Jet custa R$ 62 mil...

(05:35:26) edg: Apresentaram a nova Captiva no salão?

(05:37:20) Fabiano Severo: Não. A GM apresenta o novo Omega e o Camaro. Este aliás, vem com um preço bem razoável, R$ 185 mil...

(05:37:34) Mickael: Nao temos uma marca nacional de segmento popular. Já nao esta na hora?

(05:39:12) Fabiano Severo: Para mim, perdemos o "timing". Seria a Gurgel, que sucumbiu nos anos 90. Acho difícil criarmos uma marca nacional, como há várias na China.

(05:39:24) Lucas: As SUVs ainda reinarão por aqui, o que vc precebeu no Salão?

(05:40:52) Fabiano Severo: De novo, só há Ford Edge e Kia Sportage. O resto são SUVs lançados ao longo do ano. De fato, é o carro que (quase) todo brasileiro almeja comprar...

(05:41:13) thiago_df: Você tem idéia dos valores da Nova Sportage?

(05:42:22) Fabiano Severo: Custará a partir de R$ 83,9 mil, como seu "co-irmão" Hyundai ix35.

(05:42:30) jribas: Tem alguma novidade para o cambio automatizado nos carros nacionais?

(05:44:19) Fabiano Severo: Só o Bravo, que traz o conhecido Dualogic. Os outros I-Motion e Easytronic já haviam sido lançados.

(05:44:33) marcelolegal: vc relamente acha razoavel o preco do camaro??

(05:46:19) Fabiano Severo: Claro que é caro para o poder de compra do brasileiro, mas não há nada no mercado com tanto apelo de design e motor V8 de 400 cv por R$ 185 mil. Os alemães custam, ao menos, o dobro.

(05:46:31) marcos: Fabiano, qual modelo, na sua opinião, não podemos deixar de ver no salão?

(05:49:17) Fabiano Severo: O Vorax. Será o primeiro superesportivo brasileiro. Carroceria de fibra de carbono, chassi de alumínio, motor BMW V10... Tudo o que há de melhor na engenharia avançada. Vamos rezar para ser lançado em 2012.

(05:49:29) jana italia: ola voce viu a nova bmw serie 6

(05:51:10) Fabiano Severo: Não está no Anhembi. Foi lançada no Salão de Paris, que terminou no último dia 17, ainda como um conceito.

(05:51:31) edson: em se tratando de automoveis o brasil esta muito atrasado em relaçao a paises como japao europa e msm est unidos?

(05:54:04) Fabiano Severo: Estamos bem atrasados. Ainda mais depois que as montadoras passaram a desenvolver modelos só para países emergentes. Daí nasceu o Peugeot 408, que está no salão e foi lançado no China. Pior ainda são as reestilizações internas, como Golf 4, Fiesta Rocamm entre outros.

(05:54:15) Mario: Fabiano boa tarde! A Hyunday lançou o ix20 só para o mercado Europeu. Quanto tempo vc acha que deve levar para chagar por aqui? e mais. Lá tem a versão motor diesel. Pq o mercado brasileiro não permite motor diesel em carro pequenos

(05:57:41) Fabiano Severo: Em 2013, teremos o Hyundai HB (nome de projeto), que será uma variação do ix20. Sobre o diesel, temos vários problemas: o nosso diesel extraído do petróleo de águas profundas é de baixa qualidade e rende poucos litros por galão. Além disso, temos uma ótima estrutura de etanol (usinas e carros flex), um sonho para qualquer país em desenvolvimento.

(05:57:53) Jorge: Ouvi falar que existe uma fabricante chinesa fazendo ótimos carros a bons preços e a qualidade desses veículos?

(06:00:06) Fabiano Severo: Os chineses ainda enfrentam problemas de qualidade. Não tenho dúvida que, em cinco anos, o cenário será outro. Quem sai ganhando é o consumidor. Vamos aguardar para ver...

(06:00:16) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fabiano Severo e de todos os internautas. Até o próximo!

(06:01:37) Fabiano Severo: Pessoal, obrigado pelo bate-papo. Espero que aproveitem o salão. Para quem gosta de carro, é sempre um ótimo passeio. Abraços.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página