Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2010 - 16h14

Exportações de uísque escocês no semestre registram maior crescimento em 10 anos

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

As exportações de uísque escocês registraram o maior crescimento em dez anos no primeiro semestre deste ano, segundo a Scotch Whisky Association (associação do setor no Reino Unido). A alta foi puxada pelo avanço da demanda em países emergentes.

Segundo a associação, as exportações tiveram alta de 17% nos seis primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas externas alcançaram 1,47 bilhão de libras, cerca de US$ 2,4 bilhões.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Nos mercados emergentes, um número crescente de clientes aspirantes alcançaram poder de compra para adquirir, pela primeira vez, produtos 'premium' como um uísque escocês", apontou um porta-voz da associação. "É como se eles fizessem uma declaração de quem são. Estão mostrando que têm conhecimento dessas marcas, que gostam delas, e que podem comprá-las", completou.

A Coreia do Sul aumentou em 69% as compras de uísque escocês. As vendas para China cresceram 66% e para África do Sul 44%. Apesar do destaque dos emergentes, os países desenvolvidos ainda representam maior valor nas vendas. Os Estados Unidos, maior mercado consumidor da bebida, registraram incremento de 34% nas importações, em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações para o país somaram 233,7 milhões de libras.

Os maiores mercados importadores na Europa, incluindo França, Espanha e Alemanha mantiveram a demanda em relação ao ano anterior. O único país a observar redução de demanda foi a Grécia. A piora na situação econômica do país levou a uma queda de 9% nas importações do produto.

As 477 milhões de garrafas exportadas nos seis meses mostram um avanço de 3%, em relação ao mesmo período do ano anterior, terceira maior marca da década. As exportações de uísque escocês representam 25% do valor total das exportações de alimentos e bebidas do Reino Unido e 80% das vendas internacionais da Escócia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página