Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 09h16

Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, mantém planos de fábrica

Publicidade

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Mesmo tendo sido dada como garantia para cobrir o rombo de R$ 2,5 bilhões do banco PanAmericano, a Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, mantém o plano de iniciar a construção de sua primeira fábrica em 2011. "Ser dado como garantia não é entrega", disse à Folha o presidente da Jequiti, Lásaro do Carmo Jr.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A Jequiti planeja investir R$ 80 milhões na construção da fábrica, com previsão de iniciar operação em 2013. A maior parte (80%) deve vir do BNDES. O restante será capital próprio. "O PanAmericano nunca botou dinheiro na Jequiti e, por ter ação em Bolsa, por lei não pode investir em empresa coligada", explicou o executivo.

A fábrica será construída nas margens da rodovia Anhanguera, em um terreno que pertence ao grupo. A Jequiti opera no modelo de venda porta a porta. Hoje, toda a produção é feita em fábrica de terceiros.

Ex-executivo da Natura, Carmo Jr. foi contratado em 2007. A empresa, idealizada por Silvio Santos, tinha sido criada um ano antes por Rafael Palladino, ex-diretor-superintendente do PanAmericano suspeito de envolvimento com as fraudes.

"Palladino influenciou no primeiro ano, mas desde que cheguei todos os executivos que trabalhavam com ele saíram", diz Carmo Jr., que não vê motivos para investigação nas contas da Jequiti.

Sob seu comando, a Jequiti saltou de um faturamento de R$ 20 milhões para R$ 380 milhões (previsão para 2010). A empresa ainda é pequena se comparada às concorrentes Natura e Avon, que faturam algo como R$ 6 bilhões cada uma.

Mas com esse ritmo de crescimento e a força de uma presença maciça no SBT, a marca tem incomodado concorrentes. "Quando você trabalha direito e tem espaço no mercado, não é estranho um crescimento desse tamanho", diz o executivo.

O plano é chegar a 2013 com faturamento de R$ 1 bilhão e, a partir de então, lançar ações na Bovespa.

Por suas altas taxas de crescimento e lucro, a Jequiti é tida no grupo como a substituta do "carnê do Baú".

Silvio Santos buscou inspiração para o investimento na lista dos maiores anunciantes do SBT, que é liderada justamente por Avon, Natura e Unilever.

A marca vem ganhando espaço no mercado com produtos patrocinados por celebridades populares como Fábio Jr. e Claudia Leitte ou a estrela mirim da casa, Maísa.

A Jequiti está presente ainda na rede hoteleira Sofitel, que também administra os hotéis Jequiti.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página