Publicidade
Publicidade
Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, mantém planos de fábrica
Publicidade
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
Mesmo tendo sido dada como garantia para cobrir o rombo de R$ 2,5 bilhões do banco PanAmericano, a Jequiti Cosméticos, do grupo Silvio Santos, mantém o plano de iniciar a construção de sua primeira fábrica em 2011. "Ser dado como garantia não é entrega", disse à Folha o presidente da Jequiti, Lásaro do Carmo Jr.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
A Jequiti planeja investir R$ 80 milhões na construção da fábrica, com previsão de iniciar operação em 2013. A maior parte (80%) deve vir do BNDES. O restante será capital próprio. "O PanAmericano nunca botou dinheiro na Jequiti e, por ter ação em Bolsa, por lei não pode investir em empresa coligada", explicou o executivo.
A fábrica será construída nas margens da rodovia Anhanguera, em um terreno que pertence ao grupo. A Jequiti opera no modelo de venda porta a porta. Hoje, toda a produção é feita em fábrica de terceiros.
Ex-executivo da Natura, Carmo Jr. foi contratado em 2007. A empresa, idealizada por Silvio Santos, tinha sido criada um ano antes por Rafael Palladino, ex-diretor-superintendente do PanAmericano suspeito de envolvimento com as fraudes.
"Palladino influenciou no primeiro ano, mas desde que cheguei todos os executivos que trabalhavam com ele saíram", diz Carmo Jr., que não vê motivos para investigação nas contas da Jequiti.
Sob seu comando, a Jequiti saltou de um faturamento de R$ 20 milhões para R$ 380 milhões (previsão para 2010). A empresa ainda é pequena se comparada às concorrentes Natura e Avon, que faturam algo como R$ 6 bilhões cada uma.
Mas com esse ritmo de crescimento e a força de uma presença maciça no SBT, a marca tem incomodado concorrentes. "Quando você trabalha direito e tem espaço no mercado, não é estranho um crescimento desse tamanho", diz o executivo.
O plano é chegar a 2013 com faturamento de R$ 1 bilhão e, a partir de então, lançar ações na Bovespa.
Por suas altas taxas de crescimento e lucro, a Jequiti é tida no grupo como a substituta do "carnê do Baú".
Silvio Santos buscou inspiração para o investimento na lista dos maiores anunciantes do SBT, que é liderada justamente por Avon, Natura e Unilever.
A marca vem ganhando espaço no mercado com produtos patrocinados por celebridades populares como Fábio Jr. e Claudia Leitte ou a estrela mirim da casa, Maísa.
A Jequiti está presente ainda na rede hoteleira Sofitel, que também administra os hotéis Jequiti.
+ sobre o caso PanAmericano
- Deloitte maquiou rombo no banco de Silvio Santos
- "Isso não é comigo", diz mulher de Silvio Santos sobre dívida do PanAmericano
- Caixa terá poder de vetar venda do PanAmericano, diz presidente
- Grupo Silvio Santos susta pagamento a firma auditora
+ Notícias em Mercado
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice