Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 17h36

Repsol anuncia intenção de vender até 15% de filial argentina

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MADRI

O primeiro grupo petroleiro espanhol, Repsol, anunciou nesta quinta-feira em comunicado ter pedido autorização das autoridades das Bolsas americanas para vender até 15% de sua filial argentina YPF, da qual detém, atualmente, 85%.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A Repsol quer "aumentar a liquidez das ações da YPF mediante a venda, por parte da Repsol YPF, Repsol YPF Capital S.L. e Caveant S.A., de até no máximo 58.996.919 dos papéis classe D (ou seu equivalente em ADSs), representativos de 15% do capital social da YPF S.A", informou o grupo.

Um porta-voz da Repsol precisou à AFP que a espanhola já havia vendido no mercado, semana passada, 1% da YPF.

Mas a legislação americana impede a venda de mais de 1% de uma filial no trimestre sem um pedido de autorização especial, explicou.

Atualmente, YPF é propriedade da Repsol, que detém 85%, com o restante da empresa em mãos do grupo Petersen, do empresário argentino Enrique Eskenazi, que adquiriu sua parte há dois anos.

Se conseguir levar a termo a intenção, Repsol passaria a deter 70% de sua filial argentina, que adquiriu em 1999 por US$ 15 bilhões, na maior operação da onda privatizante impulsionada pelo ex-presidente argentino Carlos Menem (1989-99).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página