Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 08h24

Merkel e Putin se reunirão para abordar assuntos econômicos

Publicidade

DA EFE, EM BERLIM

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, se reunirão na tarde desta sexta-feira em Berlim para debater assuntos bilaterais, sobretudo econômicos e energéticos.

A proposta de Putin de criar uma zona de livre-comércio entre a UE (União Europeia) e a Rússia, que iria de "de Lisboa a Vladivostok", também será tema de discussão, embora Merkel já tenha expressado ceticismo acerca da iniciativa.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A chanceler comentou que a Rússia deve finalizar as negociações para sua entrada na OMC (Organização Mundial do Comércio), e qualificou de problemática a unidade aduaneira de Moscou com Belarus e Cazaquistão, países que estão muito longe de ingressarem no organismo.

Antes do seu encontro com Merkel, o primeiro-ministro russo discursará em um congresso de dirigentes econômicos e empresariais alemães no qual se espera que explique suas propostas para uma maior aproximação com a UE em matéria econômica.

Na quinta-feira, o diário alemão "Süddeutsche Zeitung" publicou um artigo de Putin no qual o primeiro-ministro russo coloca a aproximação com a Europa e uma política industrial comum como o primeiro passo rumo a essa zona de livre-comércio e a "outras formas avançadas de integração econômica".

Putin propõe uma reflexão sobre "como podemos desenvolver uma nova onda de industrialização no continente europeu" e destaca como uma missão avançada os acordos estratégicos obtidos nos setores de aviação, automotivo, tecnologia ambiental, medicina e indústria farmacêutica, energia nuclear e logística.

O chanceler russo considera o fim da necessidade de vistos para viajar entre a Rússia e a UE "um novo começo, e não um fim em si mesmo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página