Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2010 - 13h41

Varejistas antecipam dia tradicional de compras virtuais nos EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM SAN FRANCISCO

Os descontos antecipados podem ter tirado um pouco do brilho da "Cyber Monday", mas esse importante dia de compras on-line nos Estados Unidos ainda deve atrair consumidores que não tiverem matado sua vontade de comprar no fim de semana.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O termo Cyber Monday surgiu há cerca de cinco anos para designar o dia em que muitos americanos retornam ao trabalho depois do fim de semana do Dia de Ação de Graças e compram presentes on-line em seus computadores.

Ainda é um dia importante de compras on-line, mas vem perdendo espaço para promoções de comércio eletrônico feitos antes, inclusive no próprio Dia de Ação de Graças (a quarta quinta-feira de novembro).

Muitos varejistas, desde a BestBuy.com até a Walmart.com e a Staples.com, estão optando por oferecer bons negócios da Cyber Monday um dia antes, no "Cyber Sunday."

A chave é a versatilidade, dizem especialistas em consumo on-line, e garantir que os consumidores na Web sempre encontrem algo que os inspire a comprar.

Algumas empresas de marketing dizem que as táticas para atrair consumidores a comprar on-line estão mudando. Nos anos anteriores, as pessoas que voltavam ao trabalho na segunda-feira encontravam suas caixas de entrada de e-mail cheias de ofertas para compras on-line. Hoje essas ofertas com frequência são enviadas na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, ou mesmo antes.

A Disneystore.com, por exemplo, teve um "dia recorde de vendas" no próprio Dia de Ação de Graças, disse Jim Fielding, presidente das lojas Disney.

De acordo com a empresa de análises da Web IBM Coremetrics, as vendas on-line nos EUA subiram 33% no Dia de Ação de Graças deste ano.

A PayPal, unidade de pagamentos online da eBay, informou que a primeira alta verificada em seu volume de pagamentos no período de compras de fim de ano se deu em 15 de novembro. Na sexta-feira passada, após o Dia de Ação de Graças, o volume total de pagamento (ou seja, o valor total dos bens vendidos) foi 27% maior que no ano passado.

As pechinchas online vão continuar durante todo o período de compras do fim de ano. A Amazon.com, a maior loja varejista online, disse que suas ofertas para a sexta-feira pós-Dia de Ação de Graças vão continuar valendo por toda a semana. A Target.com e o eBay têm ofertas diárias que continuarão até o final de dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página