Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2010 - 08h02

Formalização impulsiona crescimento de empresas

Publicidade

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro têm visto prosperarem negócios conduzidos por empreendedores que se formalizaram no último ano pelo MEI (Microempreendedor Individual), rebatizado de EI (Empreendedor Individual).

Motivada pela formalização e pelo aumento de poder aquisitivo, dizem especialistas ouvidos pela Folha, parte dos 84.233 empresários dessas capitais passa por um segundo processo: o de ampliação da oferta de produtos e serviços e de boas práticas de atendimento para alavancar o empreendimento.

Uma das explicações, indica o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamotto, é o acesso a instrumentos de mercado como contato direto com fornecedores e possibilidade de obtenção de crédito.

Conseguir um empréstimo com juros mensais de 2,5% para implementar melhorias na empresa é um dos benefícios citados pelo cabeleireiro Valdeci José Pereira, 33, sobre a formalização.

Dono de um salão de beleza na zona leste de São Paulo desde 2004, o empreendedor aderiu ao EI em maio deste ano, contratou um funcionário, abriu uma conta bancária jurídica e providenciou a instalação de máquinas de cartão de débito e crédito.

De acordo com André Ferreira, sócio da consultoria Ernst & Young Terco, o cenário no Brasil está favorável tanto para a abertura de negócios quanto para o crescimento daqueles já existentes. "A perspectiva é a de que mais novas empresas sobrevivam", considera.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página