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Nielsen Holdings reduz tamanho de IPO para US$ 1,5 bilhão
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DA REUTERS, EM NOVA YORK
A Nielsen Holdings espera levantar cerca de US$ 1,5 bilhão com sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês, valor inferior aos US$ 2 bilhões originalmente previstos pela companhia.
A empresa, mais conhecida por seus dados de audiência de televisão nos Estados Unidos, disse em prospecto enviado à Securities and Exchange Commission (a CVM norte-americana) que espera vender 71,4 milhões de ações a um preço unitário de US$ 20 a US$ 22.
Em junho passado, a Nielsen disse que planejava obter até US$ 1,75 bilhão através de seu IPO, revisando a estimativa em agosto para US$ 2,01 bilhões.
A expectativa da companhia era inaugurar uma onda de IPOs de grande porte de empresas controladas por grupos de private equities. Toys R Us e Kinder Morgan, por exemplo, já iniciaram o processo de IPO junto a reguladores dos EUA.
A Nielsen fechou seu capital em 2006 em um acordo de US$ 10 bilhões envolvendo seis grupos de private equity --Carlyle , Blackstone, Kohlberg Kravis Roberts, Thomas H. Lee Partners , AlpInvest Partners e Hellman & Friedman.
Através da operação, a Nielsen herdou uma grande dívida. Embora sua receita tenha crescido, a empresa registrou prejuízo durante anos.
Nos primeiros três trimestres de 2010, a Nielsen teve um lucro líquido de US$ 128 milhões, sobre uma receita de US$ 3,8 bilhões.
Entre seus principais clientes estão Coca-Cola, NBC Universal, Nestlé, News Corp, Procter & Gamble e Unilever.
A empresa espera usar cerca de US$ 1,4 bilhão dos recursos obtidos no IPO para pagar dívidas.
Os bancos JPMorgan e Morgan Stanley são os coordenadores da operação. A Nielsen deve ser listada na Bolsa de Nova York sob o símbolo "NLSN".
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