Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 12h37

Oi terá comitê de tecnologia comandado pela Portugal Telecom

Publicidade

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Com o anúncio de compra de participação na Oi feito nesta manhã, a Portugal Telecom terá a missão também de assessorar a operadora em questões tecnológicas.

Segundo as companhias, será criado um comitê de engenharia, rede, inovação e ofertas, que será comandado pela operadora portuguesa.

A intenção, segundo Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, uma das sócias majoritárias da Oi, é que a Portugal Telecom compartilhe com a Oi as melhores práticas operacionais que tem na Europa, sobretudo em banda larga e TV por assinatura.

"Queremos compartilhar a experiência que a Portugal Telecom desenvolveu em serviços convergentes, especialmente diante dos desafios que temos na ampliação da cobertura, presença no mercado móvel e em banda larga fixa, móvel e de alta velocidade", disse Azevedo em conferência com os jornalistas.

O conselho de administração da Oi já tem hoje alguns comitês de assessores para tratar de assuntos específicos, como finanças, recursos humanos e contingência, e terá também o de tecnologia. O grupo deverá levar ao conselho os principais assuntos de tecnologia a serem discutidos. Não está definido, porém, o número de executivos que integrará o comitê.

De acordo com Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, ainda é difícil quantificar a sinergia que pode ser obtida em curto ou médio prazo, mas que há expectativa sobretudo na área de compra de equipamentos. "A ideia é que possamos ser naturalmente rápidos em termos de inovação e desenvolvimento".

Pelos termos do acordo anunciado hoje, a operadora portuguesa investirá R$ 8,32 bilhões para ficar com uma participação de 22,38% na Oi. A transação é o desdobramento dos termos negociados em julho do ano passado e prevê também compra de 10% de participação pela Oi na operadora portuguesa.

Entre os objetivos, além de mirar internet em banda larga e TV por assinatura --áreas com demanda reprimida na avaliação da Oi-- está o avanço internacional, especialmente em países emergentes e de língua portuguesa. América Latina e África estão nos planos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página