Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2011 - 15h45

Em Davos, diretor da OMC faz força-tarefa por Rodada Doha

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, quer reunir ministros de comércio em Davos para firmarem o compromisso de um novo acordo de comércio mundial.

Lamy afirmou que tentará convencer os representates de cerca de 25 países a anunciar o apoio para completar as conversas da Rodada Doha que se desenrolam há dez anos.

O diretor acredita que um acordo sobre as principais questões pode ser alcançado antes da Páscoa, abrindo caminho para finalizar a Rodada Doha ainda neste ano.

GUERRA CAMBIAL

Para Lamy, a chamada guerra cambial ainda não afetou o comércio, mas há risco de que as medidas aumentem pressões protecionistas. Ainda assim, ele acredita que a disputa de moedas continuará.

O termo guerra cambial foi cunhado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no ano passado para expressar o movimento de desvalorização mundial de moedas nos países como forma de ganhar competitividade no comércio mundial.

"Até o momento, as tensões não afetaram o comércio. Mas o risco existe", afirmou. Reconhecido mundialmente por levantar a bandeira contra a desvalorização a guerra cambial, Mantega alertou neste ano que a disputa está se transformando em uma guerra comercial. O ministro indicou que entrará com recurso na OMC contra os países que adotam a prática.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página