Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 19h37

Brasil coordena discussão sobre fluxo de dólares no G20

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

O aumento no fluxo de dólares para países emergentes e a volatilidade nos preços das commodities são os dois principais temas que serão levantados pelo governo brasileiro na reunião do G20 marcada para o fim do mês, em Paris.

O Brasil vai coordenar um grupo de discussões sobre fluxos de capitais, em conjunto com a Alemanha. O aumento na entrada de dólares em países emergentes, que ajuda a pressionar a cotação da moeda estrangeira para baixo e prejudica as exportações dessas economias, é hoje uma das principais preocupações do governo brasileiro.

Outro tema que o Brasil quer destacar nos debates é a volatilidade nos preços das commodities, já que o país é grande exportador de produtos básicos.

Esses temas também farão parte das discussões entre o Ministério da Fazenda e o secretário americano do Tesouro, Tim Geithner, que visita o Brasil na próxima segunda-feira.

As conversas são uma preparação para a reunião do G20 e, principalmente, para a visita do presidente Barack Obama, que chegará ao país no fim de março.

O Ministério da Fazenda, por exemplo, quer avaliar se é possível fazer algum anúncio de cooperação ou assinar acordos durante a visita de Obama.

Uma possibilidade seria a retomada do Grupo de Trabalho para o Crescimento Brasil-EUA, criado pelos então presidentes Lula e Bush em 2003.

O governo brasileiro diz que não há mudança de posição em relação às críticas à política americana de injetar dinheiro na economia para desvalorizar o dólar. O Brasil continua vendo as ações de EUA e China como parte do problema da "guerra cambial" e defende uma solução internacional conjunta.

Os dois países também não devem fechar uma posição conjunta para as discussões no G20.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página