Publicidade
Publicidade
Jornais lutam contra monopólio da Apple no iPad
Publicidade
DE SÃO PAULO
DE LONDRES
Jornais europeus e brasileiros querem evitar que a Apple crie um monopólio para a venda de assinaturas de suas publicações a serem lidas no tablet iPad.
Em nota, a Associação Europeia de Editoras de Jornais (Enpa, na sigla em inglês) afirma que a venda tem de continuar a ser feita sem restrições pelas empresas.
É uma resposta a uma carta que a Apple enviou a jornais de ao menos cinco países europeus em que os proíbe de fornecer a seus assinantes da versão impressa o acesso ao conteúdo no iPad.
O temor é que esse seja apenas um primeiro movimento para depois obrigar que a venda do acesso seja feita com exclusividade pelo iTunes, loja virtual da Apple.
É o que acontece hoje com a comercialização de aplicativos para os produtos da Apple. Tudo é centralizado no iTunes, que fica com 30% do valor do negócio.
Segundo a Enpa -entidade que representa 5.200 jornais em 25 países-, isso traria prejuízos para os jornais. Primeiro porque perderiam a possibilidade de vender pacotes que incluem versão impressa e acesso eletrônico.
Para Silvio Genesini, coordenador do comitê de estratégias digitais da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e diretor-presidente do Grupo Estado, as empresas brasileiras estão preparadas para um modelo em que a assinatura pode ser vendida dentro e fora do iTunes.
No Brasil, esse é o caso da "Veja". A assinatura anual pode ser comprada diretamente com a Editora Abril, mas o exemplar semanal é vendido na loja da Apple.
Tanto Genesini quanto a Enpa apontam um outro problema: a perda da ligação com o leitor.
"Nós precisamos saber quem é o nosso assinante. Não podemos concordar que a Apple fique com essa base de dados. Nosso assinante tem relação conosco. Não podemos permitir que ele ligue para o nosso call center e não tenhamos a informação de que ele é assinante da versão para o iPad", diz o coordenador da ANJ.
A polêmica entre a Apple e os jornais cresceu após o lançamento do "Daily", jornal da News Corp, de Rupert Murdoch, feito com exclusividade para o iPad. A venda da assinatura (US$ 0,99 por semana, cerca de R$ 1,60) é feita apenas pelo iTunes.
A questão atual lembra a ocorrida há oito anos, quando a Apple lançou o iTunes e passou a oferecer músicas também por US$ 0,99.
Na época, a novidade foi saudada pela indústria fonográfica, que registrava queda de vendas devido à pirataria.
Com o passar do tempo, muitas gravadoras consideram que não foi um bom negócio deixar uma terceira empresa definir o preço de seus produtos e fazer a intermediação entre elas e o consumidor final.
REGULAÇÃO
A Apple não se pronunciou. Caso a empresa decida pelo monopólio das vendas, a disputa deve acabar na corte da União Europeia.
O ministro da Economia da Bélgica, Vincent Van Quickenborne, pediu ao órgão do país que regula a concorrência que verifique se não seria caso de abuso de poder de mercado.
+ CANAIS
+ sobre novas mídias
- Governo apoiará isenção fiscal para tablets no Brasil
- Web cresce mais em tablet do que em celular
- Empresas correm para ter aplicativos em tablets
- Com iPad, jornal digital se tornará mídia de massa
+ Notícias em Mercado
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice