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Natura tem lucro 17,6% maior no 4º tri, a R$ 219 milhões
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DA REUTERS
A empresa de cosméticos Natura teve lucro líquido de R$ 219,3 milhões no último trimestre de 2010, expansão de 17,6% sobre o ganho obtido um ano antes, apoiada em um aumento das vendas superior ao dos custos de produção.
O resultado ficou ligeiramente abaixo da média das previsões de seis analistas consultados pela Reuters, que apontava para lucro líquido de R$ 224 milhões para a empresa no período.
A Natura contabilizou receita líquida de R$ 5,1 bilhões em todo o ano passado, expansão de 21,1% sobre 2009. Se considerado apenas o trimestre passado, a receita aumentou 18,1% na comparação anual, para quase R$ 1,6 bilhão.
"Esse crescimento reflete, além de uma boa execução e lançamentos assertivos, um avanço de 18% no número de consultoras consolidado", afirmou a empresa no balanço.
O custo de produtos vendidos, por sua vez, diminuiu de 31,6% da receita líquida nos três últimos meses de 2009 para 30,9% ao final do ano passado.
No fechado de 2010, a Natura apurou lucro líquido de R$ 744,1 milhões, alta de 8,8% contra o ano anterior.
A empresa assinalou, no demonstrativo de resultados, que se excluído o benefício de amortização do ágio que se encerrou em 2009, o lucro teria crescido 27%.
Já a geração de caixa da companhia, medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ficou em R$ 357,9 milhões nos três meses até dezembro, 21,4% superior em relação a igual intervalo de 2009. A margem Ebitda trimestral foi de 23%, 0,6 ponto percentual acima dos três últimos meses de 2009.
Enquanto isso, o Ebitda em 2010 ficou perto de R$ 1,3 bilhão, aumento de 24,6%, com a margem anual subindo para 24,5%, ante 23,8% em 2009.
INTERNACIONAL
A participação das operações internacionais na receita líquida consolidada da Natura foi de 7,2% em 2010.
As operações em consolidação --que incluem Argentina, Chile e Peru-- tiveram ganho líquido de R$ 6,4 milhões no quarto trimestre e de R$ 3,7 milhões no ano, revertendo prejuízos de, respectivamente, R$ 3,5 milhões e R$ 1,1 milhão.
A empresa também conta com operações em implantação no México e na Colômbia, que ainda não resultaram em lucros.
No final do último ano, a Natura começou a contar com produção local na Argentina, por meio de parcerias. Em 2011, a empresa adotará a mesma estratégia para os mercados na Colômbia e no México.
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