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01/03/2011 - 17h39

Venda de automóveis nos EUA sobe em fevereiro apesar do petróleo

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DA REUTERS, EM DETROIT

As vendas de veículos nos Estados Unidos cresceram mais de 20% em fevereiro. Os descontos fornecidos pelas montadoras, conduzidos pela General Motors, pesaram mais que as preocupações com os altos custos do petróleo.

A alta nas vendas superou expectativas de analistas, de acordo com dados das vendas iniciais.

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A GM liderou a indústria com expansão de 46% nas vendas, graças a incentivos que também levaram o preço médio dos descontos a veículos a um patamar de US$ 3.700 em fevereiro.

Ainda assim, ações da Ford e da GM caíam no fim da tarde, em meio a preocupações das montadoras com o aumento dos custos e os resultados trimestrais desapontadores de ambas as companhias.

A Toyota, cujas vendas ruins de um ano atrás se recuperaram, teve alta de 42% nas vendas. A Nissan viu avanço de 32% após aumentar seus gastos com incentivos.

A Ford e a Chrysler tiveram avanços menos agressivos, de 14% e 13%, respectivamente.

Embora analistas tenham alertado que o recente aumento nos preços do petróleo possa diminuir ou até interromper a recuperação das vendas de automóveis nos EUA, pouco desse impacto foi visto nos resultados das vendas.

O analista de vendas da Ford Feorge Pipas afirmou que vendas de carros menores --incluindo o novo Fiesta-- aumentaram em porcentagem, para quase 20% do total.

"Os maiores preços da gasolina, estão, sem dúvida contribuindo para a mudança", disse.

O presidente-executivo da GM, Daniel Akerson, afirmou que a alta nos preços do petróleo pode ameaçar a recuperação econômica, embora tenha afirmado que a montadora está muito melhor posicionada do que em 2008, citando novos carros compactos e o elétrico Chevy Volt.

Pelo quinto mês consecutivo, espera-se que a taxa de vendas anuais esteja acima de 12 milhões de veículos em fevereiro.

 

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