Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2011 - 13h39

Colgate compra marca de cuidados pessoais da Unilever

Publicidade

DA EFE, EM NOVA YORK

O grupo Colgate-Palmolive chegou a um acordo para comprar por US$ 940 milhões a marca para produtos de cuidado pessoal Sanex, da empresa Unilever, que, por sua vez, deve comprar da companhia americana sua filial no ramo de detergentes na Colômbia, por US$ 215 milhões.

A Colgate anunciou hoje essa operação cruzada que responde, segundo detalhou em um comunicado, a sua estratégia de concentrar-se no ramo de higiene pessoal, assim como no segmento de alimentos para animais de estimação, que permitem maiores margens de lucros do que outras áreas comerciais.

"Sanex é uma marca de cuidado pessoal de grande variedade de preços, com um posicionamento diferenciado no âmbito da saúde da pele e com poderosa parcela de mercado na Europa", assinalou a companhia americana sobre a companhia, que obtém metade do seu faturamento por meio de cremes corporais e desodorantes.

O presidente da Colgate Ian Cook, explicou que ambas as transações "são consequentes" com a estratégia do grupo em "reduzir a importância dos negócios menos fundamentais" em sua carteira de produtos.

Esta operação também permite a Unilever ajustar-se aos requerimentos da Comissão Europeia, que em novembro passado exigiu que a companhia vendesse o negócio da Sanex como condição para adquirir a empresa americana Sara Lee, que era titular dessa marca à época.

A Comissão Europeia tomou essa decisão para favorecer a livre concorrência no mercado desodorantes, já que a empresa anglo-holandesa já tem outras marcas importantes do setor, como Dove, Axe e Rexona, o que lhe permite ter o amplo predomínio desse mercado, especialmente na Espanha, Bélgica e Holanda entre outros países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página