Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2011 - 15h03

Governo promete votar MP do trem-bala mesmo sem acordo

Publicidade

MARIA CLARA BRASIL
DE BRASÍLIA

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garantiu nesta quinta-feira que a medida provisória do trem-bala será votada na semana que vem mesmo sem acordo entre os parlamentares.

Leilão do trem-bala deve ficar para julho, diz agência

O PSDB é contra a proposta. Já o DEM defende a criação do trem-bala, mas não acha correto a criação de uma estatal por meio de MP. A proposta do Executivo cria uma empresa para gerir o trem de alta velocidade.

"O projeto do relator, do jeito que está, não dá para votar. Até temos simpatia pela criação do trem-bala, mas não da forma como está o relatório. Só pode ser criada uma estatal por projeto de lei", afirma o líder do DEM na Casa, ACM Neto (BA).

A medida provisória deveria ter sido votada nesta semana, mas não foi possível por causa do cancelamento das sessões do plenário --devido à morte do ex-vice-presidente José Alencar.

Relator da proposta, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) propõe que os R$ 20 bilhões direcionados pelo BNDES para a viabilização do projeto seja corrigido pelo IPCA.

Editoria de Arte
Oprojeto do trem-bala
O projeto do trem-bala

ITAIPU

Vaccarezza garantiu ainda que o tratado de Itaipu também será votado na quarta-feira que vem, mesmo sem consenso com líderes oposicionistas. Dessa vez, a crítica de PSDB e DEM é de que o Brasil não poderia repassar tanto dinheiro para o Paraguai.

A proposta em análise triplica os repasses financeiros pelo consumo do excedente de energia elétrica produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu.

"Para o Brasil se desenvolver é preciso levar juntos os seus parceiros da América do Sul", disse Vaccarezza.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página