Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2011 - 05h55

Ações dos bancos portugueses disparam após pedido de ajuda

Publicidade

DA EFE, EM LISBOA
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As ações dos quatro bancos portugueses que cotam na Bolsa de Valores de Lisboa dispararam no início da sessão desta quinta-feira, depois de o país ter anunciado na quarta que finalmente recorrerá à ajuda externa.

Às 4h10 de Brasília, os papéis do Banco Português de Investimentos (BIS) avançavam 6,16%, seguidos de perto pelas ações do Banco Espírito Santo (BES), que subiam 5,89%.

A mesma tendência de alta foi registrada pelos títulos do Banco Comercial Português (BCP), que ganhava 5,30%, e pelos do Banif, com aumento de 3%.

O indicador principal da Bolsa de Lisboa, o PSI-20, subia 1,49% logo após o início da sessão, com as ações de suas 20 empresas avançando.

Esses ganhos acontecem na primeira jornada da Bolsa depois de o primeiro-ministro português, o socialista José Sócrates --que exerce seu cargo interinamente após renunciar em 23 de março--, ter comunicado oficialmente que Portugal pediu ajuda à Comissão Europeia devido aos problemas do país para ter acesso a financiamento.

O pedido chega após protestos em diversas cidades do país pedindo por novas políticas econômicas e depois de o próprio premiê renunciar ao cargo, no dia 23 de março, acuado pela crise da dívida.

Jose Sena Goulao/AP
Imerso em crise, premiê demissionário de Portugal José Sócrates anunciou pedido de socorro à União Europeia
Imerso em crise, premiê demissionário de Portugal José Sócrates anunciou pedido de socorro à União Europeia

O fim do governo de Sócrates foi acelerado pela rejeição do Parlamento português ao seu plano de ajuste fiscal. O pacote havia sido elaborado para evitar o resgate internacional. A ajuda externa estará condicionada ao país cumprir duras exigências de ajuste econômico.

"O governo decidiu dirigir à Comissão Europeia um pedido de ajuda financeira para garantir as condições de financiamento", disse Sócrates em breve pronunciamento na TV mais cedo nesta quarta-feira.

O valor do resgate financeiro ainda não foi anunciado, mas analistas do mercado financeiro estimam que pode chegar a 80 bilhões de euros [R$ 185 bilhões].

Portugal se torna, assim, o terceiro país da zona do euro a pedir ajuda aos parceiros europeus, após a Grécia e a Irlanda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página