Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 11h52

Eólicas dominam ofertas cadastradas para leilão de reserva

Publicidade

DA REUTERS

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) informou nesta segunda-feira que a finalização parcial das inscrições de empreendimentos para os leilões de energia de reserva e A-3, previstos para julho, indicou uma oferta total de 23.332 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Segundo a empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foram 568 projetos, sendo que 429 correspondem à energia eólica, totalizando 10.935 MW de oferta de energia.

"No caso da fonte eólica, o volume de capacidade está dividido mais fortemente entre os Estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia", disse a EPE em comunicado.

Além disso, foram cadastrados 81 projetos de usinas termelétricas a gás, com capacidade somada de 4.580 MW, enquanto as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) somaram 41 projetos e 725 MW. As termelétricas a gás natural somaram 6.642 MW em 16 diferentes projetos e houve o cadastramento de ampliação de uma hidrelétrica, com 450 MW adicionais.

"A maior parte dos 568 projetos inscritos na EPE se cadastrou para os dois leilões, sendo que o Leilão de Reserva será exclusivamente voltado para as fontes eólica e biomassa", disse a EPE, que explicou ainda que o leilão A-3 será aberto a todas as fontes.

O prazo para cadastramento na EPE se encerrou em 4 de maio para todos os empreendimentos, exceto para os projetos termelétricos a gás natural, cujo prazo se encera no próximo dia 19.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página