Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 20h39

Azaleia fecha fábrica no RS e demite 800 trabalhadores

Publicidade

DOUGLAS CECONELLO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Azaleia fechou sua fábrica no município gaúcho de Parobé (79 km de Porto Alegre) e demitiu cerca de 800 funcionários. A medida foi confirmada em nota divulgada pela empresa na tarde desta segunda-feira.

A justificativa para o fechamento da fábrica foi a concorrência cada vez maior com os calçados importados. Trata-se, ainda segundo a empresa, de uma medida necessária por questões de competitividade. O comunicado prevê uma redução de 8.000 pares de calçados por dia pela empresa, que produz cerca de 250 mil pares diários.

"Reduzir empregos é sempre uma medida penosa, porém necessária. Na atual conjuntura econômica brasileira os setores intensivos em mão de obra (entre eles a indústria de calçados) têm sido obrigados a realizar ajustes em função de vários fatores adversos que já foram extensivamente diagnosticados, mas que seguem intocados pela política econômica e, incompreensivelmente, com perspectivas cada vez mais claras de consolidação", diz a nota da empresa.

A Azaleia, que mantinha sua fábrica em Parobé há 50 anos, afirma que manterá os benefícios de cesta de alimentos, assistência médica e creche pelo período de três meses para os funcionários desligados.

Serão mantidas na unidade as diretorias de Marketing e Desenvolvimento de Produtos, de Tecnologia, de Planejamento e as áreas de suprimentos, logística e recursos humanos. A empresa tem cerca de 44 mil funcionários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página