Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2011 - 15h31

Brasil e Argentina manterão reuniões para tentar superar conflito

Publicidade

DA EFE

A ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, se reunirá com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Fernando Pimentel, na próxima quinta-feira em Brasília, em uma nova rodada de negociações para tentar superar o atual conflito comercial.

"Recebi um telefonema de Pimentel nesta manhã e ambos coincidimos nas boas perspectivas para o próximo encontro", disse Débora em comunicado no qual ressaltou que os dois governos estão "otimistas na solução das disputas comerciais".

Ela ressaltou que a reunião marca a continuidade das negociações da semana passada em Buenos Aires entre os secretários da Indústria de Argentina, Eduardo Bianchi, e Brasil, Alessandro Teixeira.

O conflito se intensificou no início de maio, quando o Brasil começou a aplicar restrições à importação de automóveis e outros produtos da Argentina como represália aos empecilhos impostos pelos argentinos aos bens brasileiros.

A aplicação por parte do Brasil do sistema de licenças não automáticas de importação freou a entrada de milhares de automóveis fabricados na Argentina.

O comércio no setor automotivo é o único que deixa um superavit para a Argentina (de US$ 413 milhões) na balança com o Brasil, que em seu conjunto alcançou um deficit para os argentinos de US$ 4 bilhões no ano passado.

O presidente da União Industrial Argentina, José Ignacio de Mendiguren, deve se reunir na semana que vem o presidente da Fiesp (Federação de Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, com o objetivo de promover um acordo, segundo fontes da entidade argentina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página