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15/06/2011 - 20h04

Internet responde por mais de um terço de transações bancárias

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EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

A internet ampliou a liderança como canal de atendimento bancário mais utilizado pelos brasileiros. Em 2010, respondeu por 34% das transações, acima dos 31% verificados um ano antes, quando ultrapassou os terminais de autoatendimento.

Segundo o Banco Central, as consultas a saldos e extratos ainda representam a maior parte das transações (36%), seguidas por pagamentos e transferências de crédito, cada uma com cerca de 8%.

Quando se considera apenas pagamentos e transferências, a liderança fica com os correspondentes bancários (lotéricas, por exemplo), mas o maior crescimento está no uso da internet, que dobrou desde 2006.

Os canais eletrônicos (internet, caixas e celulares) representam dois terços do volume de transações sem atendimento presencial. Apenas 24% do atendimento é feito nos próprios bancos. Correspondentes bancários respondem pelos 9% restantes.

A quantidade de cheques emitidos manteve tendência de queda, 7,1% em 2010 em relação ao ano anterior. Os pagamentos com cartões cresceram 23%.

CELULAR E DDA

O BC avalia que o uso de caixas eletrônicos ainda é ineficiente, tanto no número de terminais por habitantes quanto no número de transações em comparação com outros países. Isso se deve à falta de compartilhamento de terminais entre os bancos.

A instituição destaca ainda que o país avançou pouco na definição de um modelo para o uso de moeda eletrônica baseado em celular, por falta de acordo entre bancos e operadoras.

Avalia ainda que o Brasil carece de iniciativas para aumentar a utilização do DDA (Débito Direto Autorizado). Apenas 7% do total dos boletos entraram nesse sistema.

"Embora a demanda dos clientes pelo serviço tenha aumentado, as instituições financeiras cobradoras ainda precisam gerar melhores incentivos para estimular os beneficiários a cumprir os requisitos necessários para a apresentação eletrônica do documento", diz o BC.

 

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