Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2011 - 16h03

Novas empresas miravam mercado doméstico em 2009, diz IBGE

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

As empresas que ingressaram no mercado em 2009 eram, em sua maioria, voltadas para setores que atendem prioritariamente o mercado doméstico, como comércio, alojamento e alimentação e construção, segundo a pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo IBGE.

Quase metade fecha após dois anos no mercado, aponta pesquisa do IBGE

Para Denise Guichard, técnica do IBGE responsável pela pesquisa, esse perfil difere do de 2008, quando o ingresso de empresas se baseou em ramos mais voltados para o setor externo, como a indústria. Isso mostra, diz, a tendência de expansão do consumo interno como propulsor da economia do país em 2009 --mesmo após a crise, tal dinâmica de crescimento se manteve.

Guichard diz ainda que a os resultados da pesquisa, que apontaram crescimento do saldo de ingresso de novas empresas, "são positivos dado o cenário de crise".

Considerando apenas o saldo entre as empresas que deixaram de existir e as novatas, houve crescimento de 4,7% de 2008 para 2009 --maior do que os 4,1% de 2007 para 2008. O emprego cresceu também 4,7% em 2009, num ritmo inferior ao verificado em 2008 (6,4%).

"O emprego sentiu mais, mas foi um bom desempenho diante da crise de 2009."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página