Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 12h45

Empresário da GM propôs fusão com Ford em 2008, diz jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

O então CEO da General Motors Rick Wagoner propôs à concorrente Ford uma fusão entre as montadoras em 2008, um ano antes de sua companhia ser obrigada a decretar falência, segundo informações do jornal americano "The New York Times" deste domingo.

O presidente Bill Ford e o executivo-chefe Alan Mulally, ambos da Ford, conversaram com Wagoner sobre a possibilidade antes de recusar a proposta, o que, de acordo com o jornal, mostra como os executivos da GM estavam desesperados em relação à situação da companhia.

A notícia publicada pelo "NYT" foi adaptado do livro "Once Upon a Car - The Fall and Resurrection of America's Big Three Automakers - G.M., Ford and Chrysler", de Bill Vlasic, que será lançado nos Estados Unidos no dia 4 de outubro. A obra ainda não tem lançamento previsto no Brasil.

Em junho de 2009, um mês depois da Chrysler, a General Motors, segunda maior do mundo, recorreu à concordata no Tribunal de Falências de Nova York. A empresa, assim, conseguiu a proteção do "Capítulo 11" da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata (ou recuperação judicial, no Brasil).

O pedido da GM por proteção foi o terceiro maior da história dos Estados Unidos, sendo o maior já feito pela indústria manufatureira do país. Em termos de ativos (US$ 82 bilhões), a concordata da GM só ficou atrás dos colapsos do banco de investimento Lehman Brothers e da companhia de telecomunicações WorldCom.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página