Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2011 - 20h46

Claro, Net e Embratel ampliam parceria no Brasil

Publicidade

TALITA MOREIRA E HELOISA MAGALHÃES
DO VALOR

As operadoras Claro, Net e Embratel vão fazer um anúncio conjunto amanhã em São Paulo. Segundo fontes ouvidas pelo Valor, as operadoras passarão a oferecer pacotes que combinam serviços de telefonia fixa, banda larga, TV por assinatura e também celular.

As três empresas têm como acionista a América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, mas atuam de forma fragmentada e nunca lançaram planos que reunissem todos os seus serviços. Porém, todos os grupos de telecomunicações que atuam no país estão em busca de sinergias e esse também é o caso dos mexicanos.

Embratel e Net já tinham uma parceria em algumas áreas: as operadoras têm redes em conjunto e o serviço de telefonia fixa oferecido pela empresa de TV por assinatura é prestado pela Embratel. Agora, o acordo será estendido às operações de telefonia móvel de Slim no país.

O anúncio de amanhã será conduzido pelos presidentes da Net, José Félix; da Claro, Carlos Zenteno, e da Embratel, José Formoso Martínez.

O fato é raro, já que as três empresas costumam adotar uma postura extremamente discreta. Os principais executivos dessas companhias fazem poucas aparições públicas e menos ainda em conjunto.

A avaliação de analistas ouvidos pelo "Valor" é de que uma maior integração entre os serviços da Net, da Claro e da Embratel pode representar um grande desafio para as concorrentes.

Slim é o segundo homem mais rico do mundo e tem fôlego financeiro de sobra para bancar a expansão de suas empresas no mercado brasileiro.

As três operadoras também costuram uma reestruturação societária, mas faltam alguns passos para que ela possa ser concluída.

A América Móvil é dona da Claro e controladora da Embratel, mas dependia de mudanças na legislação de TV por assinatura (aprovadas em agosto) para assumir posição majoritária na Net.

Já está definido que o controle da operadora de TV, hoje pertencente às Organizações Globo, será transferido aos mexicanos, mas os acionistas ainda esperam o aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para finalizar o processo de transferência societária.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página