Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2011 - 16h45

Salário de terceirizado é 54% do contratado formal em SP

Publicidade

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

O salário médio do terceirizado corresponde a pouco mais da metade do recebido pelo contratado formal no Estado de São Paulo. Apesar do crescimento, o salário médio do trabalhador terceirizado, R$ 972,4 (dado de 2010), representa 54% do recebido, em média, pelo conjunto dos contratados formais no Estado.

Número de trabalhadores terceirizados sobe 11% ao ano em SP

"A falta de regulamentação dificulta a solução de problemas de precarização das relações trabalhistas que ainda existem no ambiente da terceirização", disse Marcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que analisou os dados do estudo do Sindeepres (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo).

"A terceirização veio para ficar no Brasil e é preciso discutir os dados desse segmento tão grande dos trabalhadores", acrescentou.

No Estado de São Paulo, há 700 mil de trabalhadores terceirizados contratados. Desse total, o Sindeepres representa cerca de 200 mil, pertencentes a mais de dez categorias, como portaria e setor administrativo.

O número de terceirizados subiu, em média, 11,1% ao ano entre 1985 e 2010, de acordo com o Sindeepres. A quantidade de empresas teve aumento médio de 16,4% ao ano no período. Segundo o sindicato, dois terços dos trabalhadores terceirizados têm entre 25 e 49 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página