Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2011 - 16h27

Lula defende que Petrobras e petroleira mexicana criem empresa

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO MÉXICO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira que a Petrobras e a Pemex, a petroleira do México, criem uma terceira companhia de exploração de outros recursos naturais e invistam conjuntamente em tecnologia.

Ele disse, em visita ao país, que o México precisa olhar mais para o sul da América por ser uma região "competitiva", com mais de 100 milhões de habitantes e com lugares de oportunidades de negócios que pode levar o país a crescer mais, aumentar as exportações, buscar novos sócios comerciais e construir novas alianças.

Lula manifestou que "sonha" que um dia existam "milhares" de empresários de multinacionais latino-americanas.

O ex-presidente afirmou desejar que as petroleiras se tornem sócias para explorar outros mercados e investir em novas tecnologias, sem que nenhuma abandone suas políticas. Ele ainda disse que "não é possível" que ninguém tenha "nem ideia" da importância da associação entre a Petrobras e a Pemex.

Lula viajou para o México para receber o prêmio Amália Solórzano como reconhecimento ao seu empenho pelo desenvolvimento e pela igualdade social e para participar do Fórum México Cúpula de Negócios.

Ontem, o governo mexicano anunciou que foram descobertas grandes reservas de gás natural não convencional na fronteira com os Estados Unidos, que serão avaliadas pela Pemex com o objetivo de "determinar o potencial" da descoberta e escolher os melhores parceiros para iniciar a exploração.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página