Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 12h28

Compra de votos e propaganda irregular são queixas frequentes em Disque Denúncia

Publicidade

FABIO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Desde segunda-feira no ar, o Disque Denúncia Eleitoral recebeu até a manhã de hoje cerca de 50 ligações de todo o Brasil. A maioria delas são queixas referentes a propaganda irregular e a compra de votos.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Monitorado pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), que atua em parceria com o Ministério Público Estadual e o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, o serviço gratuito de denúncia atende à população pelos telefones 0/xx/11/4003-3448 (capital e região metropolitana) e 0800 880 3448 (interior do Estado de SP), das 8h às 20h.

Percival Maricato

"O nosso objetivo é ampliar a participação da população na fiscalização dos candidatos que descumprem as normas eleitorais. Os problemas do Brasil podem ser melhorados na medida em que as pessoas tenham consciência e votem em políticos que realmente defendam o interesse público", diz Percival Maricato, coordenador do PNBE.

Segundo ele, o canal recebeu mais de mil denúncias nas eleições de 2006 em apenas três meses de trabalho. Ao ligar para o serviço, a pessoa pode ou não se identificar. As denúncias são encaminhadas ao Ministério Público e ao TRE, que decidem se é caso de infração.

A população também pode denunciar irregularidades eleitorais no site do Ministério Público Eleitoral ou do Tribunal Regional Eleitoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página