Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2010 - 16h38

Eliane Cantanhêde: Força de Lula é o grande fator dessas eleições

Publicidade

DE BRASÍLIA

A pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de setembro apontou estabilidade na disputa presidencial.

Com 50% das intenções de voto, a candidata petista Dilma Rousseff manteve o percentual registrado na pesquisa anterior. Seu principal adversário, o tucano José Serra, oscilou negativamente um ponto percentual e registrou agora 27% das menções do eleitorado. Marina Silva (PV) foi de 10% para 11%.

Para Eliane Cantanhêde, colunista da Folha, o escândalo da quebra de sigilo fiscal ficou circunscrito à imprensa e a blogosfera.

Segundo ela, a "emoção" da corrida presidencial se transferiu para os Estados. Apesar do bom resultado nas pesquisas para o governo de São Paulo e Minas Gerais, o PSDB --que está próximo de uma derrota presidencial-- também teve uma queda no Paraná.

Segundo o Datafolha, caiu pela metade a vantagem de Beto Richa (PSDB) sobre Osmar Dias (PDT) na disputa pelo governo do Estado. O tucano, que no final de agosto estava 13 pontos à frente do pedetista, viu a diferença se reduzir para 6 pontos percentuais.

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 8 e 9 de setembro, Richa tem 44% das intenções de voto, enquanto Dias chega a 38%. No levantamento anterior (23 e 24 de agosto), o tucano tinha 47%, e o pedetista, 34%.

No áudio abaixo, a colunista explica o papel da vitória de Richa no Estado, uma vez que o PT deve levar a cadeira da Presidência e muitas outras no legislativo. "Está claro a força de Lula nesta eleição. Este é definitivamente o grande fator de 2010", diz.

Eliane Cantanhêde

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página