Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2010 - 19h15

Clóvis Rossi: Eleição na Venezuela foi pontapé inicial para a disputa presidencial de 2012

Publicidade

DE SÃO PAULO

Todo mundo ganhou na eleição venezuelana deste domingo. A afirmação é de Clóvis Rossi, enviado da Folha a Caracas e colunista da Folha.com.

Mesmo com mais votos, oposição conquista menos vagas que chavistas na Venezuela
Fidel acusa EUA de impedir que Chávez obtivesse maioria absoluta em eleições
Chavismo vence eleições, mas perde maioria de dois terços no Parlamento

"A oposição ganhou mais", pondera o jornalista. Primeiro porque teve 51% dos votos totais contra 49% dos partidários de Hugo Chávez. Segundo porque elegeu um número de deputados maior do que imaginava até a véspera da votação. Foram 65 cadeiras, praticamente 40% da Assembleia Nacional de 165 lugares.

O partido do presidente Chávez, ainda tem a maioria (elegeu 98 parlamentares). Mas ficou longe de sua meta de 110 cadeiras, que seriam suficientes para lhe dar a maioria qualificada e, com ela, governar por decreto.

"Ainda assim, Chávez pode comemorar o fato de que seu partido não só é majoritário como ocupará 60% da Assembleia Nacional, suficiente para impedir que a oposição bloqueie o governo", diz Rossi neste podcast.

Clovis Rossi

Segundo ele, a votação acabou sendo uma espécie de pontapé inicial para a disputa presidencial de 2012. "Falta agora o mais difícil: construir uma candidatura com apelo nacional para enfrentar o próprio Chávez".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página