Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2011 - 16h25

Tragédia no Japão retarda processo de recuperação pós-crise

Publicidade

FABIO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Os mercados reagiram com nervosismo nesta terça-feira às primeiras notícias sobre problemas nas usinas nucleares japonesas. A grande preocupação é que a situação se agrave ainda mais, segundo Clodoir Vieira, analista da Corretora Souza Barros.

Cenário apocalíptico marca cidade próxima à usina no Japão

De acordo com ele, o mundo vem se recuperando muito lentamente do colapso de 2008 e o atual cenário pode retardar ainda mais esse processo, "principalmente para a economia japonesa, que já não vinha muito bem".

O economista ressalta que a tragédia natural que atingiu o país na última sexta-feira (11) deve acentuar a inflação dos alimentos em todo o mundo.

Clodoir Vieira

Parte importante da economia japonesa está paralisada e isto gera um "efeito dominó" em todas as Bolas de Valores, apesar de o país estar trabalhando para evitar que o problema se prorrogue, comenta Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios.

"Nos estamos em um compasso de espera para ver até que ponto esse risco de contágio nuclear pode ou não afetar a economia japonesa de uma forma mais intensa a ponto de repercutir no setor produtivo e financeiro do mundo inteiro, inclusive do Brasil", diz Leite.

Alcides Leite

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página