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18/05/2011 - 18h05

Importadores refazem cronograma para evitar falta de carros

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TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

Os importadores de carros já estão refazendo o cronograma de pedidos para evitar a falta do produto no mercado brasileiro. Desde o dia 10, os automóveis que entram no país têm que pedir uma licença prévia para a liberação de guias de importação, o que, antes disso, era feito de forma automática.

José Luiz Gandini, presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), e Paulo Kakinoff, vice-presidente da entidade, falam sobre isso no áudio abaixo.

Tatiana Resende

A associação tem 30 filiadas: Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Ferrari, Hafei Motor, Haima, JAC Motors, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Koenigsegg, Lamborghini, Land Rover, Lifan, Maserati, Mini, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.

A mudança foi feita pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) para "monitorar o fluxo de importações" do setor, de acordo com a assessoria de imprensa.

O órgão não admite que essa medida seja uma retaliação do governo brasileiro ao argentino, que dificulta a entrada dos produtos nacionais naquele mercado, mas o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, vai se reunir na próxima semana com o secretário da pasta equivalente argentina, Eduardo Bianchi, para tentar solucionar o litígio comercial.

 

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