Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 11h58

Mais de 40 estudantes são presos depois de ocupar prefeitura de Santiago

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SANTIAGO

A polícia chilena prendeu nesta segunda-feira 44 pessoas depois de desalojar a prefeitura de Santiago, que havia sido ocupada por um grupo de estudantes secundaristas em protesto contra o ensino há mais de seis meses.

Forças especiais retiraram o grupo de 50 pessoas, em sua maioria estudantes, que invadiram as dependências da prefeitura em plena praça das Armas de Santiago.

Em uma das varandas do prédio, foi colocado um cartazes onde se lia: "A educação é um direito e a recuperaremos brigando".

Victor Ruiz Caballero/Reuters
Um estudante é preso durante protesto em Santiago, onde cerca de 50 manifestantes ocuparam a prefeitura
Um estudante é preso durante protesto em Santiago, onde cerca de 50 manifestantes ocuparam a prefeitura

Os estudantes que participaram da ocupação se apresentaram como membros da Assembleia Coordenada de Estudantes Secundaristas (Aces).

"Ocupamos pacificamente as dependências da Prefeitura de Santiago para reiterar nosso pedido a escutarem as demandas estudantis secundaristas, que foram deixadas de lado pelo governo e pela classe política", disse o porta-voz da Aces, Alfredo Vielma.

Os estudantes chilenos protestam há mais de seiss meses pelo fortalecimendo da educação pública no Chile, um país com um dos sistemas educacionais mais segregados do mundo.

Como marco dos protestos, mais de 40 marchas foram organizadas e continuam a ocorrer em centenas de escolas e universidades paralisadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página