Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2011 - 12h08

Parlamentar alemão sugere que Itália venda ouro por dívida

Publicidade

DA ANSA

O presidente da comissão parlamentar de assuntos europeus do Bundestag (parlamento alemão), Gunther Krichbaum, propôs que a Itália venda suas reservas em ouro para pagar parte de sua dívida pública.

"Por meio de uma venda a Itália poderia, considerado o alto valor [do ouro], reduzir sensivelmente seu débito", afirmou Krichbaum em entrevista ao jornal "Rheinischen Post".

A sugestão do parlamentar foi uma resposta às especulações sobre um possível comprometimento das reservas alemãs de ouro com o EFSF (sigla em inglês para Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) em caso de uma piora na situação econômica da Itália.

O ministro alemão da Economia, Philipp Roesler, negou categoricamente a possibilidade. Ele atestou que as reservas de ouro alemãs deverão permanecer "intocáveis".

A porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, negou ainda que Estados Unidos, Reino Unido e França tenham pedido à Alemanha durante a cúpula do G20 que contribua com suas reservas de ouro ao fundo.

A situação da economia italiana também foi alvo de comentários do primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, que pediu que a Itália "respeite o que prometeu". O chefe do governo finlandês afirmou temer "que a Europa esteja repetindo alguns erros" na gestão da crise da dívida por causa de falhas de algumas partes em cumprir regras comuns.

A UE (União Europeia) espera hoje uma declaração do ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, que deve detalhar as medidas para garantir o cumprimento dos compromissos apresentados pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, para evitar que a dívida pública mergulhe a Itália em uma crise.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página