Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2011 - 12h01

Reino Unido vai se abster em voto sobre adesão palestina à ONU

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Reino Unido irá se abster em caso de votação na ONU sobre o pedido de adesão da Palestina como Estado soberano, anunciou nesta quarta-feira no Parlamento o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

"Em comum (acordo) com a França, e em consulta com nossos parceiros europeus, o Reino Unido vai se abster em qualquer votação sobre a adesão plena palestina à ONU", disse Hague. "Nós nos reservamos o direito de reconhecer bilateralmente um Estado palestino no momento de nossa escolha e quando melhor puder proporcionar a paz".

A declaração de Hague ocorre antes do comitê de admissões do Conselho de Segurança analisar e se pronunciar na sexta-feira sobre o pedido apresentado pelo presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, no dia 23 de setembro para a admissão na ONU de um Estado palestino de pleno direito.

"Não votaremos contra o pedido pelo progresso que os líderes palestinos fizeram para cumprir com seus critérios. Mas tampouco podemos votar a favor quando nosso objetivo principal continua sendo o retorno às negociações", ressaltou.

Um relatório preliminar feito por um importante comitê do Conselho de Segurança, obtido pela Reuters, declarou que os membros podem não chegar a um consenso sobre se a Palestina deve ser aceita como Estado membro da ONU.

"O comitê foi incapaz de fazer uma recomendação unânime ao Conselho de Segurança", afirmou o relatório preliminar do comitê do conselho para a admissão de novos Estados membros.

Brasil, China, Índia, Líbano, Rússia e África do Sul apoiaram publicamente os palestinos. A Colômbia, assim como Reino Unido e França, anunciou sua abstenção.

Por outro lado, Estados Unidos, um dos cinco membros com direitos de veto entre os 15 que formam o Conselho de Segurança, prometeram bloquear uma eventual aprovação da demanda palestina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página