Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2011 - 12h17

Indianos fazem guardas reféns em protesto contra ataques de leopardos

Publicidade

DA EFE, EM NOVA DÉLI

Os moradores do povoado de Azad Nagar, no norte da Índia, fizeram guardas florestais como reféns após sofrerem seguidos ataques de leopardos vindos de uma reserva natural próxima, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

Os aldeões decidiram prender os agentes na terça, após outra agressão de um felino a um jovem da região e "só a intervenção policial levará a libertação dos funcionários", explicou à agência local Ians o responsável florestal, R. K. Singh.

Os moradores da localidade, situada no estado de Uttar Pradesh, acusam as autoridades de descaso na prevenção de ataques na reserva de Katarniaghat, um parque com 32 leopardos.

Em 24 de outubro, um dos animais matou uma menina de sete anos em uma aldeia próxima à floresta, e Singh informou que este mesmo felino foi o responsável pelo ataque ao jovem de Azad Nagar, o que culminou na revolta dos moradores.

"O leopardo está escondido nos campos de cana-de-açúcar da região e já iniciamos uma operação para devolvê-lo ao parque natural", explicou o funcionário.

Técnicos florestais reconheceram à Ians que no último mês os leopardos mataram duas pessoas e feriram mais seis.

Na Índia, os problemas entre os felinos e os habitantes das áreas próximas às reservas são frequentes, assim como a denúncia de falta de comprometimento das autoridades, acusadas de se preocuparem mais com os animais do que com as pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página