Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2011 - 05h15

Seul planeja construir quartel para os EUA em ilha fronteiriça

Publicidade

DA EFE

A Coreia do Sul planeja construir um quartel militar para abrigar tropas americanas na polêmica ilha fronteiriça de Baengnyeong, a mais próxima da Coreia do Norte no Mar Ocidental (Mar Amarelo), informou neste domingo a agência local "Yonhap".

O quartel, com capacidade para cerca de 160 soldados, poderia começar a ser construído no próximo ano e ser terminado em 2013, e alojará "as tropas dos EUA durante exercícios militares conjuntos ou em caso de emergência", informou uma fonte do governo sul-coreana que preferiu guardar seu anonimato em declarações à "Yonhap".

A construção do quartel militar faz parte "dos esforços para fortalecer a Defesa das ilhas do Mar Amarelo", consideradas uma das fronteiras mais instáveis entre os dois países, acrescentou a fonte.

A tensão entre as duas Coreias no Mar Amarelo é alta desde que em março de 2010 a corveta sul-coreana "Cheonan" foi afundada em águas próximas a Baengnyeong, causando a morte de 46 tripulantes, um fato que Seul atribui a um ataque submarino norte-coreano e que Pyongyang nega.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página