Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2011 - 11h37

Partidos discordam sobre resultados de eleição regional no México

Publicidade

DA ASNA, EM CIDADE DO MÉXICO

Os dois maiores partidos que concorriam ao governo do estado de Michoacán nas eleições regionais que ocorreram domingo no México se declararam vencedores do pleito.

Tanto o Partido Revolucionário Institucional (PRI) como o conservador Partido da Ação Nacional (PAN) afirmaram terem conquistado o maior número de votos no estado, enquanto o Partido da Revolução Democrática (PRD), de esquerda, indicou que sua legenda manteve um "empate técnico" com o PRI.

O candidato do PRI, Fausto Vallejo, afirma ter ganhado com uma vantagem de 4% sobre sua rival do PAN, Luisa María Calderón, irmã do presidente mexicano, Felipe Calderón.

Por sua vez, o partido do mandatário alega que sua candidata recebeu 38,5% dos votos, contra 35% de Vallejo.

Já o PRD sustentou que seu candidato, Silvano Aureoles, tem um empate com Vallejo com um ponto percentual acima do adversário.

As eleições de domingo definirão o substituto do governador Leonel Godoy, os prefeitos de 113 municípios e os 40 deputados que integram o Congresso. Foram convocados 3,4 milhões de eleitores às urnas e mobilizados ao menos 10 mil agentes federais e 1.800 policiais para fazer a segurança dos locais de votação.

As autoridades eleitorais de Michoacán cancelaram as eleições no município de Cherán por causa da insegurança. Segundo informações oficiais, em todo o estado o pleito ocorreu sem incidentes. Não houve registro de observadores internacionais vigiando o processo.

O território do estado de Michoacán é disputado pelos carteis La Familia Michoacana e Los Caballeros Templarios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página