Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2011 - 20h58

Manifestantes do "Occupy" querem bloquear rua da Bolsa de NY

Publicidade

CHRIS FRANCESCANI
DA REUTERS, EM NOVA YORK

Manifestantes do movimento "Occupy" esperam fechar Wall Street, onde fica a sede da Bolsa de Nova York, na quinta-feira, realizando um carnaval de rua para celebrar os dois meses da sua campanha contra a desigualdade econômica.

Os organizadores admitem que o "dia de ação" pode ser o mais provocativo já realizado pelo movimento, e que pode resultar em detenções em massa e em uma piora no relacionamento com as autoridades municipais.

"Acho que certamente vamos para isso de olhos arregalados, mas [a passeata é] para provocar ideias e discussão, não para provocar qualquer reação violenta", disse Ed Needham, porta-voz do movimento "Ocupe Wall Street". "Acho dificílimo fazer um dia de ação e não esperar algum tipo de reação [das autoridades]."

AVANÇO TERRITORIAL

O objetivo dos manifestantes é sair do seu acampamento, num parque privado a duas quadras de Wall Street, e chegar até a rua que simboliza o mercado financeiro global. Depois, eles pretendem se espalhar pelo metrô nova-iorquino a fim de recolher histórias de norte-americanos desiludidos.

No final do dia, eles querem se reagrupar para atravessar a ponte do Brooklyn em passeata.

No mês passado, durante uma passeata semelhante na ponte, mais de 700 pessoas foram detidas. Algumas pessoas se sentaram na passarela de pedestres e se negavam a sair, e outras andavam pelas faixas dos carros.

Pelo Facebook, o movimento divulgou nesta segunda-feira a intenção de "fechar Wall Street." "Vamos tocar o Sino do Povo, e iniciar um carnaval de rua em que iremos reconstruir e celebrar os bairros que a economia de Wall Street destruiu."

O grupo prometeu "uma festa de quarteirão que o 1% [dos norte-americanos mais ricos] jamais irá esquecer."

A Bolsa de Nova York informou que não irá comentar o assunto, enquanto a prefeitura e a polícia não se manifestaram.

EXPANSÃO

O movimento Ocupe Wall Street se espalhou nas últimas semanas para diversas cidades dos EUA e do mundo.

Nesta segunda-feira, a polícia dissolveu o acampamento de Oakland (Califórnia); na véspera, policiais haviam entrado em choque com cerca de mil manifestantes em Portland (Oregon).

Em Nova York, os manifestantes realizam frequentes passeatas, destacando causas como os direitos dos militares veteranos, o lucro excessivo dos grandes bancos e a violência policial.

Essas passeatas são geralmente pacíficas, e o número de policiais que as acompanham eventualmente supera o de manifestantes. Para quinta-feira, no entanto, o porta-voz Needham disse que são esperadas até 10 mil pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página