Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2011 - 21h44

Esquerdista López Obrador será candidato à presidência no México

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NO MÉXICO

A esquerda mexicana anunciou nesta terça-feira que Andrés Manuel López Obrador será novamente seu candidato presidencial para 2012, após ganhar uma pesquisa definida como mecanismo de seleção e deixando para trás uma disputa interna em torno da candidatura.

López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD) --que perdeu por menos de um ponto para Felipe Calderón, do conservador Partido Ação Nacional (PAN), na polêmica eleição presidencial de 2006-- disse que liderará um movimento de frente ampla e agradeceu seu concorrente na disputa interna, Marcelo Ebrard, prefeito da Cidade do México.

"Cumprimos com o compromisso de que seria candidato da esquerda aquele que estivesse mais bem posicionado (...). O resultado das consultas me beneficia. Como consequência, fazendo uso de minha liberdade de expressão, manifesto que vou participar das eleições de 2012", disse López Obrador em um anúncio à imprensa.

O método para designar o candidato da esquerda foi a realização de pesquisas por duas empresas designadas por cada aspirante.

López Obrador enfrentará nas eleições de 1º de julho de 2012 os candidatos do PAN e do também opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI), que serão definidos em fevereiro. Oficialmente, a campanha será iniciada em março.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página