Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2011 - 14h06

Medvedev ordena desdobramento de radar em resposta a EUA

Publicidade

DA EFE, EM MOSCOU

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou nesta quarta-feira que ordenou o desdobramento de um radar de alerta adiantado contra mísseis no enclave báltico de Kaliningrado, em resposta ao escudo antimísseis dos Estados Unidos.

"Por ordem minha, o Ministério da Defesa vai colocar em serviço imediatamente a estação de radar do sistema de alarme de ataque com foguetes na cidade de Kaliningrado", disse Medvedev em mensagem na TV à população.

Ele ordenou reforçar a segurança das instalações das forças estratégicas da Rússia, que poderiam ser ameaçadas pelo novo sistema antimísseis americano na Europa.

O chefe do Kremlin advertiu que "se todas as medidas forem insuficientes, a Rússia vai instalar no sul e no oeste do país sistemas de armamento de ataque modernos que garantam a destruição do componente europeu do sistema antimísseis".

"Um desses passos seria instalado no lugar onde fica o sistema de foguetes táticos Iskander em Kaliningrado", disse.

Medvedev ressaltou que as Forças Armadas foram encarregadas de elaborar medidas que "garantam, em caso de necessidade, a destruição de meios de informação e comandos do sistema de defesa antimísseis europeu".

"Os Estados Unidos e a Otan não estão dispostos a considerar nossa preocupação pela arquitetura da defesa antimísseis europeia", lamentou.

O líder russo ressaltou que o escudo americano antimísseis já está em andamento em vários países do continente europeu "e em ritmo cada vez maior".

Ele alertou que "em caso de uma evolução desfavorável da situação, a Rússia vai se reservar ao direito de renunciar a dar novos passos para o desarmamento e, portanto, para o controle de armamento".

"Levando em conta a ligação entre os armamentos estratégicos ofensivos e defensivos, podem surgir fundamentos para que o nosso país denuncie o tratado Start" assinado em 2010, avisou.

Medvedev voltou a insistir na proposta russa para criação de um sistema conjunto antimísseis entre Rússia e Otan, no qual cada uma das partes seria encarregada da segurança de um setor do continente.

"O importante é que na Europa não deve haver novas linhas divisórias. É preciso apenas um perímetro de segurança com a participação da Rússia em igualdade jurídica", destacou.

O líder declarou ainda que "há tempo para alcançar um entendimento" e que a "Rússia tem vontade política para fechar acordos que possam abrir uma página completamente nova em suas relações com os Estados Unidos e a Aliança Atlântica".

Medvedev advertiu nos últimos meses que se até 2020 não houver acordo o mundo será afetado por uma nova corrida armamentista, similar à protagonizada por Moscou e Washington durante a Guerra Fria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página