Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2011 - 10h21

ONGs mexicanas preparam denúncia contra presidente no TPI

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O presidente do México, Felipe Calderón, deve ser denunciado nesta sexta-feira por organizações não governamentais por crimes de guerra e contra a humanidade no TPI (Tribunal Penal Internacional).

As denúncias se referem ao aumento da violência no país envolvendo ações de integrantes dos cartéis, grupos paramilitares e as Forças Armadas. Apenas ontem foram encontrados 26 corpos na região de Guadalajara --a segunda maior do país.

O TPI tem competência para julgar os responsáveis por crimes de guerra e contra a humanidade, além de genocídios, se os tribunais nacionais não puderem ou não quiserem processar os criminosos.

Criada em 2002, a Corte Internacional conta com a participação de 108 países. Recentemente, o procurador-chefe do tribunal, Luis Moreno Ocampo, foi à Líbia para verificar as condições de julgamento que serão dadas a Saif Al Islam, filho do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi.

As ONGs mexicanas denunciam assassinatos, torturas, mutilações e ataques contra civis. A ação contra Calderón e traficantes em geral envolve os grupos Associação de Advogados Democráticos e o Centro de Direitos Humanos Pró-Juárez.

A região de Juárez, no México, é conhecida pelos casos de desaparecimento e assassinatos de mulheres.

Ontem o secretário-geral do governo de Jalisco, Fernando Guzman Perez Pelaez, disse que as 26 vítimas encontradas mortas em Guadalajara tinha entre 25 e 35 anos de idade. Os corpos estavam dentro de três vans na cidade e alguns estavam de mãos atadas.

Pelaez disse que as mortes têm ligação com grupos criminosos, que as investigações ainda estavam em curso. No México, dez cartéis de narcotráfico, tráfico de armas e de pessoas disputam espaço para ampliar poderes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página