Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2011 - 10h07

Congresso de Honduras autoriza Exército a combater narcotráfico

Publicidade

DA REUTERS, EM TEGUCIGALPA

O Congresso de Honduras aprovou na terça-feira o envio do Exército para combater os cartéis de drogas mexicanos que estão avançando para além da fronteira, em uma tentativa de conter a violência no país. Honduras tem o maior índice de assassinatos no mundo.

Legisladores decidiram, por esmagadora maioria, seguir o modelo adotado pelo presidente mexicano, Felipe Calderón, que lançou uma campanha com o apoio do Exército contra as poderosas gangues do tráfico, pouco depois de assumir o cargo no final de 2006. Depois disso, mais de 45 mil pessoas já morreram por conta da violência relacionada ao tráfico no México.

Segundo a Organização das Nações Unidas, Honduras superou todos os outros países do mundo em número de homicídios per capita, com 82 assassinatos a cada 100 mil habitantes no ano passado.

Cerca de 20 pessoas são assassinadas em Honduras diariamente.

Autoridades atribuem a maioria dos homicídios aos cartéis que contrabandeiam cocaína da América do Sul para os Estados Unidos através da América Central. Honduras também enfrenta violentas gangues urbanas formadas por jovens que extorquem comerciantes por meio de ameaças de morte.

"Essa lei permitirá que as forças armadas assumam o papel de policiamento para confrontar o crime organizado e os traficantes de drogas que estão operando no país", disse o congressista Oswaldo Ramos, do partido conservador governista.

Alguns ativistas de direitos humanos temem que os militares não estejam preparados para combater os crimes civis e acusam os soldados mexicanos pela tortura e desaparecimento de pessoas na guerra contra as drogas.

As preocupações são maiores em Honduras, onde as forças militares ajudaram a derrubar o presidente de esquerda Manuel Zelaya, por meio de um golpe, em 2009.

"Temos sérias dúvidas sobre as implicações de enviar o Exército para realizar o trabalho da polícia", afirmou o congressista de esquerda Sergio Castellanos. "Eles não estão preparados para lidar com civis e isso irá apenas fortalecer sua posição na sociedade após o golpe", afirmou.

A medida é amplamente aceita no país. Pesquisas de opinião indicaram que a população se sente mais segura depois que os militares começaram a patrulhar as ruas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página