Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2011 - 19h04

Ex-ditador Manuel Noriega ficará em cela de 12 m² no Panamá

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-ditador do Panamá, Manuel Antonio Noriega, ficará em uma cela de 12 metros quadrados, com duas janelas, uma porta de metal, uma cama de solteiro e uma latrina. Ele viaja neste domingo ao país depois de extraditado pela França.

Segundo imagens divulgadas pelo governo, a cela, com o chão recoberto por piso laminado, imitando azulejos, com uma pequena mesa de madeira e uma estante, fica na prisão de "El Renacer", no noroeste da capital, às margens do Canal do Panamá.

"Noriega ficará em cela individual, sem luxo, em condições semelhantes a dos demais detidos", anunciou um comunicado do Ministério de Governo.

France Presse
Cela de 12 metros quadrados, com duas janelas, uma porta de metal, uma cama de solteiro e uma latrina
Cela de 12 metros quadrados, com duas janelas, uma porta de metal, uma cama de solteiro e uma latrina

As imagens contrastam com a descrição feita pela imprensa local, de que estaria vigiada de uma guarita, contaria com uma pequena sala de visitas, cama de casal, geladeira, móveis e cadeiras, além de uma rampa para facilitar a movimentação.

Ao negar as versões da imprensa, o chanceler panamenho, Roberto Henriquez, disse que Noriega será tratado como "qualquer outro réu".

Segundo o governo, "as medidas de segurança foram reforçadas, com todos os parâmetros necessários para receber o detido, que cumprirá, no país, as sentenças impostas pelos tribunais de justiça panamenhos".

CRIMES

Assim que chegar ao Panamá, por volta das 17h30 horas (20h30 no horário de Brasília), o ex-ditador irá direto para o presídio de segurança máxima El Renancer, localizado em uma antiga base militar norte-americana, a 30 km da capital.

Ele foi condenado em seu país por três crimes, entre eles o desaparecimento do guerrilheiro Hugo Spadafora, ocorrido em 1985. Desta forma, a Justiça local pede que cumpra uma pena de 20 anos, apesar de, com 77 anos de idade, seu estado de saúde encontrar-se debilitado.

Noriega foi capturado por soldados norte-americanos e levado a Miami para julgamento após uma invasão dos Estados Unidos ao Panamá em 1989. Depois de quase 20 anos de prisão, ele foi transferido no ano passado para a França, onde era procurado pelas autoridades por lavagem de dinheiro, e foi condenado a sete anos de prisão.

France Presse - 4.jan.1990
Imagem de 1990 mostra ex-ditador do Panamá ao ser preso nos Estados Unidos; ele retorna ao seu país neste domingo
Imagem de 1990 mostra ex-ditador do Panamá ao ser preso nos Estados Unidos; ele retorna ao seu país hoje
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página